Personagem das eleições

Gabriel de Mello
2 min readOct 5, 2022

--

Gabriel de Mello

A personagem citada é a dona Delma, idosa de 68 anos, que possui problemas no joelho e moradora do bairro de Todos os Santos, que votou na localidade da Escola Municipal Pastor Miranda Pinto.

Em relação ao número de abstenções no município do Rio de Janeiro, a taxa de abstenção em 2018 foi de 25,18%. Ela aumentou em 2020 (para 32,79%) em grande parte, devido a pandemia, e pelo número alto de idosos e pessoas com problemas de saúde que precisavam ficar em casa. Já nesse ano, a abstenção caiu novamente, superando, inclusive, a porcentagem de 2018, batendo 22,74% de eleitores que se ausentaram. Isso mostra que, mesmo que ainda exista um cenário de pandemia (muito controlado), as pessoas fizeram maior questão para votar, pela importância dada a eleição.

No bairro de Todos os Santos, na Zona Norte, próximo ao Méier, a distância entre a Zona Eleitoral da personagem e sua casa é pequena, cerca de 3 ruas de distância, porém a ladeira/subida de sua rua, além de alguns buracos nela, para alguém da sua idade, acabam se tornando empecilhos em seu deslocamento, podendo se agravar nas próximas eleições. Não houve necessidade de uso de transporte público, mas a região possui diversos pontos de ônibus que facilitam a chegada e saída de eleitores de outras regiões. A frequência de pessoas, tanto na zona eleitoral, quanto na região ao redor da localidade, estava grande devido ao horário que a personagem votou (cerca de 11h da manhã).

Na zona eleitoral, a fila para entrar na localidade estava grande, assim como em diversas outras localidades, já demonstrando falta de organização e preparo dos fiscais e presidentes de seções. Além disso, os aparelhos de biometria não reconheceram as digitais dos eleitores após algumas tentativas, fato que também aconteceu com a personagem. Sobre a acessibilidade, não tinham elevadores ou rampas para idosos com baixa mobilidade ou PCDs, o que poderia ser maior prejudicial em caso de idade mais avançada para a personagem. As condições do prédio da zona eleitoral estavam boas, apesar dos problemas de acessibilidade citados. Mesmo com esses empecilhos, uma fila para idosos foi feita em frente a seção da personagem, o que facilitou a votação. Não foram presenciadas confusões na Zona Eleitoral.

--

--

Gabriel de Mello
Gabriel de Mello

Written by Gabriel de Mello

Um carioca que escreve textos sobre futebol, basquete, e esportes em geral. Do Cachambi pro Mundo.

No responses yet